Fruto de um projeto cuja duração foi de três anos, o Guia de Visitação ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula traz um olhar diferenciado sobre o cemitério mais antigo de Curitiba, no Paraná. Primeira publicação no país a abordar a arte tumular de maneira multidisciplinar, o Guia de Visitação procura resgatar a história das principais personalidades sepultadas nesse campo santo, inaugurado em 1854.
Para isso, o projeto contou com a participação do arquiteto Fabio Domingos Batista, do geólogo Antonio Liccardo e da socióloga Mônica Goulart. Cada um destes profissionais, em conjunto com a pesquisadora e autora, Clarissa Grassi, enfocaram as particularidades das construções tumulares, abordando estilos e tipologias arquitetônicas, materiais geológicos empregados na construção dos túmulos, simbologia dentro da arte tumular, além de trazer um breve retrospecto sobre a biografia destas personalidades.
O leitor do Guia de Visitação vai poder conhecer também a história do Cemitério, como se deu sua construção, os principais estilos arquitetônicos e suas tipologias, além de conhecer quais são as rochas mais utilizadas nos túmulos e sua procedência. O guia, escrito em português e inglês, foi dividido em 10 trajetos temáticos: Arte Tumular, Geologia, Arquitetura, Músicos, Políticos, Empresários, Artistas, Intelectuais, Ritos e Fé e Personalidades.
Ao total, nas 304 páginas, é possível desvendar as trajetórias de 99 personalidades. Entre elas, personagens importantes e conhecidos como a milagreira Maria Bueno, o herói da Revolução Federalista Barão do Serro Azul, o príncipe dos poetas paranaenses Emílio de Menezes, o empreendedor da fábrica de pianos Florian Essenfelder, conhecida internacionalmente, entre tantos outros.
Subsidiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, via Fundação Cultural de Curitiba, o projeto é formado por um livro bilíngue e este site, realizados por meio do incentivo da Caixa e da Serra Verde Express.