Nos próximos dias 6 e 7, sábado e domingo, as ruas do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, em Curitiba, vão ser preenchidas pelas vozes do passado. A partir das 15 horas, onze poetas paranaenses serão relembrados e declamados em um sarau em comemoração aos 160 anos de fundação do cemitério mais antigo da cidade.
Junto de seus túmulos, imortais que ocuparam cadeiras em instituições literárias e que povoaram as páginas de revistas e jornais de época, serão relembrados por meio de suas biografias e da récita de suas poesias. Onze autores serão abordados, trazendo um recorte amplo da poesia paranaense, produzida do século XIX ao século XX.
São autores e escritores como Nestor de Castro, Emiliano Pernetta, Domingos do Nascimento, Mariana Coelho, Dario Vellozo, Euclides Bandeira, Adolpho Werneck Capistrano, Romário Martins, Julio Pernetta, Helena Kolody e Emílio de Menezes. Entre títulos de príncipes da poesia e imortais da literatura nacional e regional, grande parte da produção literária de nosso estado estará representada.
Para resgatar essas produções, um grupo de escritores formado por Ivan Justen Santana, Ricardo Pozzo, Andréia Gavita, Maria Lorenci, Arlete Klens, Elciana Goedert, Eduardo Capistrano e Juliana Erthal, vão dar voz às poesias, realizando as récitas de três poesias de cada um dos autores, perfazendo um roteiro guiado por Clarissa Grassi dentro do Cemitério Municipal.
Para participar dos saraus de poesias, que são gratuitos, os interessados devem encaminhar um email com nome completo, número de RG e data de nascimento para visitaguiada@smma.curitiba.pr.gov.br