Há exatos 160 anos, no dia 1º de dezembro de 1854, o então presidente da Província do Paraná, Zacarias de Góes e Vasconcellos, lançou a pedra inaugural do primeiro cemitério extramuros de Curitiba, o Cemitério Municipal. Para celebrar esse mais de um século e meio de história, foi preparada uma programação especial de atividades. Entre os dias 6 e 7 de dezembro, a população de Curitiba vai ter a oportunidade de conhecer mais sobre as personalidades, histórias e construções que esse campo santo abriga.
Entre as atividades propostas estão a realização de visitas guiadas focadas em temáticas como arquitetura, poesia, além de uma edição noturna de visitação. As ações serão desenvolvidas pela pesquisadora Clarissa Grassi em conjunto com um grupo de profissionais voluntários. Na manhã de sábado (06), às 9h, as principais construções tumulares serão desvendadas em uma visita guiada conjunta de Clarissa com o arquiteto Fábio Domingos Batista.
Ainda no sábado (06), durante o período da tarde, a partir das 15h, a produção dos principais poetas paranaenses ganhará voz através da récita de poesias realizada por especialistas como Ivan Justen, Ricardo Pozzo, Andréia Gavita, entre outros. Suas biografias e poesias serão relembradas junto de cada um dos túmulos onde encontram-se sepultados nomes como Emiliano Pernetta, Emílio de Menezes, Helena Kolody, Dario Vellozo, Nestor de Castro, Mariana Coelho entre outros.
Quando cair a noite, sob a luz da lua cheia e com o auxílio de lanternas, os visitantes serão convidados a desvendar as belezas e histórias contidas no cemitério. Guiados por Clarissa, cada um dos participantes poderá lançar luz sobre as principais construções e esculturas que adornam túmulos de personalidades e anônimos em um passeio inusitado. A programação terá sequência no domingo, onde novamente será realizado o sarau de poesias e a visita noturna.
Nesse mais de um século e meio de história, esse campo santo recebeu os despojos de heróis, milagreiros, políticos, empresários, artistas e de muitos anônimos, imortalizados em construções suntuosas ou em carneiras simples. Caminhar por suas alamedas é ter a oportunidade de conhecer boa parte da história de nossa cidade e estado. E é justamente esse mergulho ao passado que objetiva-se proporcionar. Vamos passear no cemitério?
Todas as atividades são gratuitas. Os interessados em participar devem enviar email para o endereço visitaguiada@smma.curitiba.pr.gov.br com nome completo, data de nascimento e número do RG. As vagas são limitadas a 30 participantes por turma.
Programação Completa
Dia 06 de dezembro, sábado
09h00 Visita guiada especial de Arquitetura
Clarissa Grassi em conjunto com o arquiteto Fábio Domingos Batista vão discorrer sobre a história do Cemitério Municipal e suas principais construções e estilos arquitetônicos em uma visita com duas horas de duração.
15h00 Sarau de poesias
Os principais poetas paranaenses terão suas biografias explanadas por Clarissa Grassi junto aos locais onde foram sepultados. Autores como Emiliano Pernetta, Nestor de Castro, Emílio de Menezes, Euclides Bandeira, Dario Vellozo, Mariana Coelho, entre outros, terão suas poesias interpretadas por um grupo de autores e estudiosos da literatura paranaense formado por Ivan Justen Santana, Ricardo Pozzo, Andréia Carvalho Gavita, Arlete Klens, Elciana Goedert, Maria Lorenci e Juliana Erthal
20h00 Visita guiada noturna
Guiados por Clarissa Grassi e munidos de lanternas, os participantes dessa edição especial de visita guiada poderão conhecer a história de construção do Cemitério Municipal, as principais personalidades ali sepultadas, suas biografias e os significados dos símbolos presentes na arte tumular.
Dia 07 de dezembro, domingo
15h00 Sarau de poesias
20h00 Visita guiada noturna